ISU-152

 

O ISU-152 marca o seu início em 24 de janeiro de 1943. Este era o momento de aparecimento do primeiro veículo de combate desta família. Foi designado Objeto 236 (Объект 236), utilizando o mesmo conceito como o ISU-152. O objeto foi concluída em 236 Fábrica No. 100 em Chelyabinsk, e no mesmo dia, 24 de janeiro, foram submetidos a ensaios na faixa de artilharia Chebarkulski, km 107 a partir de Chelyabinsk. Até 07 de fevereiro de 1943 as provas tinham acabado, passou com sucesso. Em 14 de fevereiro, o veículo foi aprovado e colocado em produção sob a designação KV-14 (КВ-14). Em abril de 1943, KV-14 foi condenada a ser, doravante designada SU-152 (СУ-152). Com o tempo, o desempenho de combate das SU-152, com base no tanque KV-1S, necessária a modernização do veículo, utilizando o novo é o tanque como base. Em 25 de maio de 1943, logo após a implantação, a administração da Fábrica No. 100 ordenou o início da modernização SU-152, que incluiu um aumento da blindagem e outras melhorias. O desenvolvimento começou em julho de 1943, sob a supervisão de Joseph Yakovlevich Kotin (o designer-chefe da União Soviética tanques pesados​​) e Moskvin GN como o desenhador principal, e em cerca de um mês a primeira variante modernizada estava pronto. Foi designado IS-152 (ИС-152). Submeteu-se a ensaios de fábrica em setembro de 1943, revelando um grande número de diferentes deficiências, que o enviou de volta para mais melhorias. Em outubro de 1943, uma variante (diferentes) segundo modernizado estava pronto, designado Objeto 241 (Объект 241). Foi uma melhoria em relação ao IS-152. Os ensaios da fábrica começou no mesmo mês, seguido de experimentações do estado sobre a área de teste Gorohovetskom. Em 06 de novembro de 1943, uma ordem foi emitida para a adoção desta variante, no âmbito do ISU-152 (ИСУ-152), designação e, em Dezembro de sua produção começou no Kirovsk Plant Chelyabinsk, substituindo o SU-152